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Mudanças no Código de Trânsito entrarão em vigor em novembro

Mudanças no Código de Trânsito entrarão em vigor em novembro

A partir do dia primeiro de novembro entrarão em vigor as alterações feitas em diversos artigos do C.T.B., Código de Trânsito Brasileiro, pela lei 13.281/16. As modificações são de estrema importância, pois afetam diretamente todos os condutores, especialmente os infratores. Dentre as transformações, além do agravamento de algumas infrações, está o aumento nos valores das multas e o aumento no prazo mínimo para suspensão do direito de dirigir. Confira aqui as principais mudanças: 1. O valor das multas: as multas nunca foram reajustadas desde a entrada em vigor do C.T.B em 1998. A partir de novembro, portanto, as infrações leves, que anteriormente tinham multas no valor de R$ 53,20, passaram a valer R$ 88,38. Infrações médias passarão de R$ 85,13 para R$ 130,16. As infrações graves e gravíssimas, antes R$ 127,69 e R$ 191,54, terão o valor de R$ 195,23 e R$ 293,47 respectivamente. Os valores dos multiplicadores também serão alterados: Gravíssima X 2 – de R$ 586,94; Gravíssima X 3 – de R$ 574,62 para R$ 880,41; Gravíssima X 5 – de R$ 957,70 para R$ 1.467,35; Gravíssima X 10 – de R$ 1.915,40 para R$ 2.934,70; Gravíssima X 20 – de R$ 3.830,80 para R$ 5.869,40; Gravíssima X 60 – de R$ 11.492,40 para R$ 17.608,20. 2. Bafômetro: a recusa em prestar-se ao teste do bafômetro, aparelho que mede o grau de alcoolemia de alguém pelo teor alcoólico de sua expiração, resultará na aplicação da multa de dez vezes o valor base, e em caso de reincidência, a penalidade será dobrada. 3. Celular: manusear o celular anteriormente era considerado uma infração grave. No entanto, estudos comprovam que... ler mais
Poluição sonora agora rende multa mesmo sem medição de decibéis

Poluição sonora agora rende multa mesmo sem medição de decibéis

Aprovada na última quarta-feira, a Resolução nº 624 permite a penalização do motorista que estiver com som alto promovendo perturbação do sossego da via. Esta mudança dispensa a utilização do decibelímetro, aparelho certificado pelo Inmetro que mede a intensidade sonora, e, portanto, ficará a critério do agente de trânsito a categorização quanto ao som como alto ou não. O C.T.B., código de trânsito brasileiro, já apontava no artigo 228 esta infração, no entanto, necessitava-se classificar o som como acima de 80 decibéis, a uma distância de 7 metros; e acima de 98 decibéis, a uma de 1 metro, para aplicação da multa. A infração é grave, ou seja, resulta em cinco pontos na carteira, além de custar R$ 127,69 até o final de outubro, pois a partir de 01 de novembro será reajustada para R$ 195,23. A medida só não inclui sons de sinalizadores de marcha a ré, buzinas, sirenes, publicidade por som e alarmes. Leia a resolução na íntegra: Art. 1º – Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação. Parágrafo único – O agente de trânsito deverá registrar, no campo de observações do auto de infração, a forma de constatação do fato gerador da... ler mais
Suspensão do direito de dirigir

Suspensão do direito de dirigir

Quanto mais irreverente for a história, melhor será sua eficácia Vejamos o exemplo para aprender os motivos que levam a SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR: Era dia do meu casamento, faltava uma hora para o casório, quando vi o relógio e eu ainda estava na beira do rio pescando. Peguei minha moto e saí a 140 por hora (VELOCIDADE SUPERIOR À PERMITIDA), mas aí eu pensei, depois de casar a patroa vai me colocar cabresto. Parei e um posto e tomei todas (ALCOOLIZADO), fiquei animadão, e saí numa roda só, pois tinha uma gatinha ali (MANOBRA PERIGOSA). Escapei por pouco de passar por cima de um pedestre que estava atravessando a pista (AMEAÇANDO O PEDESTRE), mas aquele dia eu estava meio azarado, apareceu um segundo pedestre e eu emendei bem no meio do coitado, mas como eu estava com pressa e nessas alturas faltava só meia hora pro casório, eu não parei (DEIXAR DE PRESTAR SOCORRO) . O pior aconteceu ainda na lua de mel recebi um presentinho inesperado uma outra multa que atingiu meus 20 pontos em 12 meses e eu fiquei a pé na lua de mel (ATINGIR 20 PONTOS). Faça o teste, leia a história algumas vezes, você jamais esquecerá os motivos que levam a SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR. Professor... ler mais
Lei seca

Lei seca

A lei 12.760/12, conhecida como “lei seca”, impõe penalidades mais severas para o condutor que dirigir sob influência de álcool, isto tem modificado o comportamento de muitos motoristas. Alguns compreenderam que qualquer quantidade de álcool no sangue afeta as condições do condutor para dirigir um veículo; outros, mudaram seu comportamento por medo da fiscalização, da multa e das consequências se caso forem flagrados dirigindo sob influência alcoólica. O aspecto mais importante que educadores e especialistas estão levantando é que o álcool é responsável pela maioria dos acidentes no trânsito, resultando em morte, sofrimento, invalides e gastos incalculáveis. Muitos dos que morrem nestes acidentes são vítimas de condutores alcoolizados e isto mostra que todos os usuários do trânsito estão expostos a riscos. A lei, então, passa a ter uma importância social, pois visa à proteção da vida de todos. Professor... ler mais
Uber

Uber

Uber: aplicativo para dispositivos móveis que promove uma comunicação direta entre os usuários e automóveis de passageiros com condutor, e está causando confusão com motoristas de táxi pelo fato de, aparentemente, possuir uma tarifa mais barata do que estes. Embora o transporte de passageiros por motoristas que atendem pelo aplicativo não esteja regulamentado em Curitiba, já foram registradas, na noite de sexta (24), em vários pontos da cidade, confusão entre taxistas e motoristas da Uber. Mas por que o serviço é tão polêmico? O Uber não necessita das mesmas licenças que o táxi e, portanto, seu preço será mais viável. Além de, segundo taxistas, os motoristas cadastrados no aplicativo podem possuir uma formação muito reduzida, o que pode facilitar a ocorrência de acidentes, por exemplo. Em contrapartida, os motoristas da Uber alegam que os usuários têm liberdade de escolha. Além de afirmarem que o serviço é de alta qualidade. A empresa exige que seja disponibilizada água aos clientes em todos os carros, por exemplo. O objetivo do Uber é oferecer a população veículos de passageiros com condutor a preços acessíveis, ou seja, é disponibilizar um serviço de qualidade com um valor rentável. O serviço é legal em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Belo Horizonte. E você, o que você pensa deste serviço de... ler mais
Como passar no exame Teórico

Como passar no exame Teórico

O exame teórico é composto por 30 questões, as quais estão distribuídas em Legislação de Trânsito, Direção defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Cidadania e Mecânica Básica. Após ter feito os primeiros exames (avaliação psicológica e aptidão física e mental) e aulas teóricas, é a hora de enfrentá-lo. É uma prova temida por muitos, mas para os aulnos Melo, é somente mais uma etapa de todo processo. Para ser aprovado o aluno deve ter, no mínimo, um acerto de 70%, ou seja, ter acertado 21 questões. O que, de fato, é muito fácil, só requer atenção e dedicação do candidato à CNH. Com o intuíto de icentivar e assim promover um alto índice de aprovação, a Autescola Melo oferece um prêmio em dinheiro aos alunos que gabatirarem a prova. E nada mais justo do que mostrar como se passa e, além disso, com maestria. Estudos apontam que a melhor forma de aprendizado é o treino constante. Responder uma quantidade significativa de exercícios sobre determinado assunto e, fazer simulados periodicamente, potencializam de maneira exponencial o seu rendimento. Existe uma certa limitação na maneira de como cobrar um conteúdo, quanto mais questões e simulados se faz, mais inteirado com os métodos de resolução e mais hábil você está. Outra técnica de estudo, complementar à primeira, diz respeito a repetir o teste aplicado quando você não acerta a questão. Ver a mesma pergunta, mas depois de um tempo e não logo depois de tê-la visto pela primeira vez (isso ajuda na fixação do conteúdo). Portanto, não caia na de estudar tudo de uma vez, durante horas seguidas, pois fazer isso pode ser eficiente... ler mais
Segurança no Trânsito

Segurança no Trânsito

A Segurança no trânsito é um problema atual, sério e mundial, mas absolutamente urgente no Brasil. A cada ano, milhares de pessoas são mortas, feridas ou tornam-se inválidas em ocorrências de trânsito. Nossos índices de fatalidade na circulação viária são bastante superiores aos dos países desenvolvidos e representam uma das principais causas de morte prematura na população economicamente ativa. Custa caro para a sociedade brasileira pagar os prejuízos dos acidentes. Estima-se em 10 bilhões todos os anos, valor esse que, certamente, inibe o desenvolvimento econômico e social do país. Visando amenizar o alarmante problema, em 1998 entrou em rigor a lei que torna obrigatória a carga horária nos módulos de Direção Defensiva e Primeiros Socorros. Dirigir defensivamente é dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas, e saber preceitos básicos de Primeiros Socorros pode salvar vidas. O bom condutor é aquele que dirige de maneira defensiva, visando o bem coletivo e respeitando os outros veículos e também aos pedestres. Se todos se respeitassem não haveria a necessidade da existência de infrações, ou seja, a infração é uma forma coercitiva de educação, uma vez que a impunidade resultaria em uma sociedade “perigosa”. Portanto, a segurança no trânsito é um fator coletivo, uma população bem instruída com os conhecimentos necessários de legislação, além, é claro, de preceitos defensivos e de Primeiros Socorros, proporcionariam um trânsito seguro. Logo, uma mudança do seu modo de dirigir faz toda a... ler mais
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